Desafios da Educação



Desafios da educação para a criação de um mundo sustentável

Segundo Luciane Infantini no artigo “Desafios da educação para a criação de um mundo sustentável”, a degradação permanente do meio ambiente e da vida humana em escala planetária, faz emergir a necessidades de práticas pautadas na sustentabilidade como forma de se opor ao modelo de desenvolvimento predatório vigente.

Infantini cita que, a sustentabilidade nasceu e aprimorou-se nas conferências ambientais e, que essa nova discussão lança um novo desafio à educação. A criação de novos valores que traga mudanças nas formas de agir e de compreender as relações atuais, porém segundo ela um dos principais obstáculos para a mudança desses paradigmas, é a limitada consciência da sociedade a respeito das consequências negativas sobre o modelo de desenvolvimento vigente. 

O desafio está além do desenvolvimento de uma consciência critica e global das questões ambientais, consiste em desenvolver valores e comportamentos como confiança, responsabilidade, respeito, iniciativa, comprometimento, ética e outros. Para Infantini a transmissão de informações presentes nas escolas, são políticas de aprendizagem que não articulam os processos cognitivos com os contextos da vida. Por isso a necessidade de uma educação mais atuante na construção de novos valores, modos de agir, novas formas de compreender e de estar no mundo.

Diante dessa exposição de ideias a autora conclui que, as práticas educativas precisam se configurar em políticas inventivas de aprendizagem, engendradas no cotidiano escolar, que permitam a potencialização do individuo para exercer a cidadania e para a invenção de modos de vida sustentáveis.





Referências Bibliográficas
Almeida, Luciane Infantini da Rosa. Desafios da educação para a criação de um mundo sustentável. 




Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog meninas, ficou muito criativo e bonito. sucesso nas postagens. Abraços em especial a minha querida amiga Deise.

    ResponderExcluir