O Desenvolvimento da Sustentabilidade dentro das organizações


As práticas produtivas adotadas pela maioria das empresas, e  impulsionadas pelo desejo de consumo das pessoas, têm sido um fator determinante para a constante degradação do meio ambiente. Diante disso, como as organizações têm reagido para diminuir os impactos ambientais causados pelos seus processos?

As organizações estão, a cada dia que passa, desenvolvendo projetos ambientalmente sustentáveis, visando não só o bem estar social, mas também a competitividade, por isso se tornou comum vermos ações como: a utilização de energia renovável dentro do processo produtivo, o desenvolvimento de combustíveis biodegradáveis para a emissão de menos poluentes na atmosfera, o tratamento e reaproveitamento da água utilizada dentro das empresas, a construção de anéis ecológicos, a reciclagem de materiais que seriam destinados ao lixo quando na verdade poderiam ser revendidos e reutilizados por outras companhias, o tratamento de produtos industriais, o tratamento térmico de gases provocados por processos como a pintura de um carro, ou seja, para cada aspecto negativo demonstrado pelo meio ambiente as empresas buscam “paliativos” que reduzam esses impactos.

É frequente vermos a divulgação de projetos sustentáveis desenvolvido por empresas como a Ford, que mantêm um projeto de arrecadação de óleo de cozinha usado, em parcerias com restaurantes e colaboradores Ford que são encaminhados a uma ONG para a fabricação de sabão e outros produtos de limpeza. Bem como a fundação Bradesco, mantida pelo banco Bradesco que disponibiliza material escolar para os alunos feitos de árvores reflorestadas. A rede Wal-Mart em parceria com a coca-cola também tem mudado as suas práticas em busca desse alinhamento sustentável, instalando estações de coletas nos supermercados para o recebimento de materiais como vidro, papelão e plástico que serão destinados a cooperativas.

Sendo assim, acreditamos que, o que falta não são projetos sustentáveis que auxiliem na preservação do meio ambiente, mas sim um posicionamento por parte dessas empresas para que, mais ações sejam desenvolvidas para a conservação dos nossos recursos naturais.



Texto baseado no documentário "A história das coisas"

Referências:
http://www.ford.com.br/sobre_ford_meioambiente.asp

http://www.gestiopolis.com/Canales4/ger/responsabilidade.htm 



Nenhum comentário:

Postar um comentário